CPLP realiza I Reunião da Comissão Temática de Educação, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia

foto grupoO Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realizou, no último dia 25 de março, a I Reunião da Comissão Temática de Educação, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia dos Observadores Consultivos da CPLP, na sede da organização. O encontro, que contou com a participação de vários convidados e representantes dos observadores consultivos da CPLP, teve como objetivo a discussão de atividades a desenvolver no biênio 2015/2016 de forma a criar sinergias com a sociedade civil e promover a cooperação multilateral entre os vários atores das áreas de Educação, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia.

grupo carla ao centro

Na foto, ao centro (de vermelho), a gestora de Projeto da RIPES, Srª Carla Filipa Paiva.

A gestora de projeto da Rede de Instituições Públicas de Educação Superior (RIPES), Srª Carla Filipa Paiva, participou do evento representando a própria Rede e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) – entidades com status de “observadoras consultivas”. Entre suas contribuições para o encontro, Carla Paiva sugeriu a organização um novo encontro sobre as “experiências (de sucesso) de mobilidade acadêmica e científica com estudantes dos Estados membros da CPLP”, considerando tal evento como possível tema para capa da primeira revista eletrônica RIPES, a ser lançada no decorrer de 2015.

“Tal evento (se efetivamente realizado) deverá proporcionar debate entre e com estudantes para que se possa avaliar o sucesso (ou não) da perspectiva de quem percebe a internacionalização da mobilidade estudantil no cotidiano”, defendeu Carla Paiva. A gestora deixou a proposta na mesa demonstrando o interesse da Unilab e da RIPES em constituir o grupo de trabalho que se responsabilizará pela coordenação do evento. Representantes da Universidade de Coimbra e da Universidade Lusófona do Porto ofereceram as suas respectivas universidades para sediar tal evento.