Ministro da Educação de Angola participa na Reunião Extraordinária da CPLP

PINDA SIMÃO – MINISTRO DA EDUCAÇÃO.
FOTO: PEDRO PRENTE

O ministro da Educação de Angola, Pinda Simão, deslocou-se hoje, terça-feira, para a cidade de Dili, Timor-Leste, onde vai participar, sexta-feira (dia 17), da Reunião Extraordinária dos Ministros da Educação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Em breves declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Pinda Simão disse que a reunião resulta de uma orientação do Secretariado Executivo da CPLP, no sentido de se elaborar um programa de cooperação no domínio da educação, a ser desenvolvido pelos países membros.

“Nós tivemos uma reunião ordinária em Maputo (Moçambique), em 2014, durante a qual foi orientada a elaboração de um programa educacional para ser desenvolvido pelos países membros. Esse programa foi elaborado e vai ser submetido para a sua aprovação e posterior implementação”, referiu.

De acordo com o governante angolano, durante o encontro os participantes vão igualmente analisar a possibilidade de haver intercâmbio de estudantes, para que os mesmos possam explorar as ofertas educativas de cada um dos estados da organização, assim como permitir a troca de experiência.

A reunião dos ministros da Educação, a decorrer sob o lema “Fomentar a união da CPLP em defesa de sistemas educativos inclusivos, eficientes e eficazes”, será antecedida pelo seminário sobre o “Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no Domínio da Educação da CPLP – 2015/2020”, no dia 14, pelo Colóquio sobre “Ensino Técnico Profissionalizante na CPLP” (dia 15) e pela IV Reunião Ordinária dos Pontos Focais de Educação (dia 16).

Fazem parte da CPLP Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Guiné-Bissau, Brasil, Portugal e Timor-Leste.

Fonte: Agência Angola Press (ANGOP)

(Até o momento, houve 96 acesso(s) a esta página)