Missão RIPES à CPLP – 09 a 12 de abril de 2014

foto 4

Na foto: Carla Filipa Paiva, Gestora da RIPES; Prof. Dr. Edson Borges, Coordenador da RIPES; Manuel Clarote Lapão, Diretor de Cooperação da CPLP; Carlos Alberto Gonçalves, também da Direção de Cooperação da CPLP; Durval Luiz de Oliveira Pereira, Primeiro-Secretário da Missão do Brasil junto à CPLP.

Introdução

O coordenador da Rede de Instituições Públicas de Educação Superior – RIPES, Prof. Dr. Edson Borges – docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) – realizou uma Missão da RIPES à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), entre os dias 09 e 12 de abril de 2014.

Os objetivos gerais da missão foram: conhecer a CPLP e sua organização; apresentar o coordenador da RIPES, Prof. Dr. Edson Borges ao Sr. Manuel Clarote Lapão (Direção de Cooperação da CPLP), Sr. Carlos Alberto Gonçalves (Direção de Cooperação da CPLP), Sr. Durval Luiz de Oliveira Pereira (Primeiro-Secretário da Missão do Brasil junto à CPLP, responsável pelos assuntos de cooperação); e conhecer a Sra. Carla Filipa Paiva (contratada, no mês de abril de 2014, como gestora da RIPES).

Os objetivos específicos foram: conhecer mais detidamente as formas de funcionamento e gestão do Projeto RIPES; apresentar pontos prévios do Termo de Referência da I Reunião Técnica Internacional da RIPES (Fortaleza, 21 a 23 de maio de 2014); apresentar o protótipo da Plataforma Digital da RIPES e o seu conteúdo; apresentar os componentes da Equipe RIPES; conhecer os procedimentos e fluxos de funcionamento da RIPES.

Lisboa, 10 de abril de 2014

A partir das 09h30 nos reunimos com o Sr. Carlos A. Gonçalves. Após as apresentações pessoais, o Sr. Gonçalves apresentou-nos a Sala da RIPES (inaugurada em novembro de 2013, na sede do Secretariado Executivo da CPLP): estrutura, material de escritório, computadores, mesas. Por fim, afirmou que a Sala da RIPES estava disponível para a nossa agenda de trabalho. O Sr. Gonçalves afirmou que estava finalizando os procedimentos necessários para a contratação da gestora da RIPES na CPLP, a Sra. Carla Filipe Paiva. Após a assinatura do contrato, esperava-se que a Sra. Paiva assumisse imediatamente, para que o Sr. Carlos A. Gonçalves lhe transmitisse as demandas de trabalho (que até então vinha acumulando) e as atribuições de gestora da RIPES. Desde o dia 10 de abril, a Sra. Carla Paiva exerce as suas funções na Sala da RIPES.

foto 2

Na foto: Prof. Dr. Edson Borges, Coordenador da RIPES; Carla Filipa Paiva, Gestora da RIPES; e Carlos Alberto Gonçalves, da Direção de Cooperação da CPLP

O coordenador da RIPES, Prof. Dr. Edson Borges fez um relato sobre a UNILAB: cursos, número de estudantes brasileiros e africanos, estágio das obras dos blocos didáticos, mudanças na Pró-Reitoria de Relações Institucionais – PROINST (nomeação do Pró-Reitor Prof. Dr. Cássio Florenço Rúbio e do Prof. Dr. Edson Borges como Coordenador do Núcleo de Cooperação Nacional e Internacional da PROINST). Também apresentei ao Sr. Carlos A. Gonçalves algumas demandas operacionais da RIPES, que respondeu dando-nos informações sobre o funcionamento, procedimentos administrativos e normas internas imperantes na CPLP.

Às 11h00, o Sr. Maurício Barbara (técnico administrativo da RIPES) telefonou para a Sra. Carla F. Paiva, convidando-a para participar da reunião na sede da CPLP. Às 11h:20, o Sr. Durval Luiz de Oliveira Pereira se apresentou; e às 11h:40 chegou o Sr. Manuel Clarote Lapão. Às 12h:30 a Sra. Carla Paiva integrou-se à nossa reunião. Apresentei a todos os presentes a Plataforma Digital (em construção) da RIPES (instalada no Site da UNILAB) contendo fotografias do I Seminário “Internacionalização da UNILAB na Perspectiva da Cooperação Sul-Sul” e da I Oficina de “Mobilização e Planejamento das Ações da RIPES” (Redenção, 7-8 de abril de 2014).

A seguir, conversamos sobre o planejamento que deveria ser seguido para a organização e realização da 1ª Reunião Técnica Internacional da RIPES: definição do hotel para o evento, hospedagem dos convidados nacionais e internacionais, obtenção de seguro internacional e de visto de entrada no Brasil, refeições, coffe break, sistema de som e gravação (áudio e vídeo), crachás, blocos, canetas, pastas, ajudas de custo, etc. As discussões giraram em torno da necessidade dos termos de referência, relatórios, ofícios, orçamentos e recursos para organizar a Reunião Técnica Internacional da RIPES. A intermediação da Agência Abreu foi enfatizada como uma solução para as demandas mais imediatas da RIPES referentes à Reunião Técnica; assim como se enfatizou a necessidade de construção (em conjunto com a RIPES/UNILAB, ABC/MRE e CPLP) de um manual geral de procedimentos para facilitar a gerência da RIPES.

Após o retorno do almoço, a Sra. Odete Berti (Assistente Administrativa da Direção de Língua e Cultura) foi designada pelo Sr. Carlos A. Gonçalves para nos apresentar mais detidamente as instalações e pessoas de cada setor administrativo da CPLP.

A Sra. Rosa Paz (arquivista) apresentou ao Prof. Dr. Edson Borges o Centro de Documentação, onde se encontra um rico acervo de fontes primárias sobre a história da CPLP. Apresentou a organização temática e conversamos sobre a possibilidade da Sra. Rosa Paz estar presente no 1º Seminário Nacional e Internacional da RIPES (previsto no plano de trabalho para o segundo semestre de 2014) para participar de um Grupo de Trabalho sobre a interligação digital dos arquivos e bibliotecas das instituições de educação parceiras da RIPES.

Às 15h00 retornaram para a reunião: Edson Borges, Maurício Barbara, Carla F. Paiva e Carlos A. Gonçalves. Este apresentou as funções da gestora Carla Paiva e como eram executadas as despesas do Fundo Especial da CPLP.

Lisboa, 11 de abril de 2014

Logo pela manhã, Edson Borges, Maurício Barbara, Carla F. Paiva e Carlos A. Gonçalves se reuniram na CPLP.  O Sr. Gonçalves apresentou, sob o ponto de vista da CPLP, um balanço financeiro sobre a execução do Projeto RIPES. Comunicou que balancetes são publicados mensalmente pela CPLP e enviados trimestralmente à ABC/MRE e UNILAB. A partir de então, a gestora da RIPES deverá redigir os relatórios das atividades executadas, documentos que deverão ser apresentados na Reunião dos Pontos Focais da CPLP.

Após o almoço, o Sr. Carlos Gonçalves apresentou mais detidamente como funciona o Fundo Especial da CPLP, os termos de referência e manuais da CPLP. O Sr. Maurício Barbara apresentou algumas regras vigentes no PNUD.

Decidiu-se encaminhar um pedido à UNILAB para obter um e-mail para a gestora Carla F. Paiva (endereço eletrônico que foi obtido ainda no decorrer do mês de abril de 2014). Conversou-se sobre as formas rápidas de comunicação entre pessoas que trabalham num projeto transnacional. O encaminhamento aprovado foi o de utilizar o instrumento do Dropbox e Google Drive para enviar e partilhar documentos em tempo real. Decidiu-se que cada integrante da Equipe RIPES, além de telefonemas e e-mails, utilizará outras formas de comunicação (como conversas via Skype).

Por fim, foram dois dias de reuniões, aprendizagens e trocas de informações extremamente importantes para o funcionamento da RIPES. Atingimos, portanto, os objetivos gerais e específicos da missão à CPLP, construídos antecipadamente em reuniões preparatórias com a Magnífica Reitora Nilma Lino Gomes (UNILAB).

Obs.: Relatório complementar de Maurício Barbara no link.

(Até o momento, houve 1030 acesso(s) a esta página)