Prof. Edson Borges assume cargo de pró-reitor de Relações Institucionais da Unilab

Edson Borges Reuni Téc Inter RIPES - captura2 (1)

O professor Edson Borges, do Instituto de Humanidades e Letras (IHL) da Unilab, assumiu o cargo de pró-reitor de Relações Institucionais (Proinst) da universidade, no último dia 6. Ele já atuava na pró-reitoria como coordenador de Cooperação Nacional e Internacional e como coordenador da Rede de Instituições Públicas de Educação Superior (Ripes).

Sobre sua gestão na pró-reitoria, Edson Borges explica que será uma continuidade do que já vinha fazendo como pró-reitor adjunto e coordenador da Ripes. “O ponto chave é apoiar a institucionalização da Unilab, como propõe o atual reitor, aprofundando a cooperação institucional, com apoio do governo federal”, disse.

Entre as ações planejadas estão: apoiar programas de estágio para estudantes; celebrar acordos de cooperação; convidar mais universidades à Ripes; ampliar Proinst com mais dois funcionários; integrar o Ciências sem Fronteiras e o Inglês sem Fronteiras na Unilab por meio de um núcleo, o Unilab sem Fronteiras; e promover o Seminário Internacional da Ripes, no segundo semestre deste ano (2015).

“Também vamos atuar em projetos do reitor, como pesquisas interdisciplinares sobre quem são os estudantes, identificar suas carências, como está sendo a adaptação nas cidades, como está ocorrendo a inserção da Unilab nas regiões em que se instalou, Maciço de Baturité e Recôncavo Baiano. Vamos coordenar pesquisas, observar demanda de internacionalização e interiorização da Unilab e aprofundar políticas”, destacou.

Currículo
Edson Borges é graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Antropologia Social/África, pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em História Comparada, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).