Unilab participa do Fórum de enfrentamento à Violência contra a juventude pobre e negra

Fórum de Enfretamento à violência contra a juventude negra e pobre

Preocupadas com as diferentes formas de violência contra a juventude pobre e negra das periferias do Ceará e do Brasil, a Faculdade 7 de Setembro (FA7) e a Universidade da Integração Nacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) promovem o Fórum de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Pobre e Negra. O evento ocorrerá nos dias 08, 09 e 10 de abril de 2015, na sede Água Fria, da FA7.

Diretoria da FA7 e comitiva da Unilab no momento da assinatura do acordo de cooperação em outubro passado (Foto: Sarah Veloso)

Durante os três dias de duração do fórum serão realizadas atividades, como palestras e debates, nos turnos manhã e noite. Além de oficinas de rádio, rap, fanzine e de tipografia, ambas realizadas no período da tarde. No caso das oficinas, as vagas são limitadas e a organização do fórum garante que já existe um grande número de inscritos.

O evento é o primeiro produzido em parceria com a Unilab, após a assinatura do acordo de cooperação entre as instituições, em outubro do ano passado. Discutirá temas que vão desde a exploração sexual até o acesso da juventude negra às universidades. Para os debates, estarão presentes entre outros, o deputado federal Renato Roseno (PSol) e o vereador João Alfredo (Psol). As mesas de discussão devem estimular os presentes a ver as questões abordadas por diferentes ângulos.

Para a professora Ana Paula Rabelo, da FA7 e uma das coordenadoras do evento, o fórum é uma oportunidade para discutir assuntos que muitas vezes são silenciados pela academia, pela sociedade e pela grande mídia. “Temos de repensar oportunidades, de forma a possibilitar uma integração muito maior, por parte da sociedade, com determinados segmentos sociais”, destaca a professora, da equipe de coordenação do fórum, juntamente com os professores Thiago Seixas e Paulo Germano, da FA7.

Representarão a Unilab, ministrando palestras, os seguintes professores:

• Prof. Dr. Edson Borges, Coordenador de Cooperação Nacional e Internacional da Pró-Reitoria de Relações Institucionais da Unilab e Coordenador da Rede de Instituições Públicas de Educação Superior (RIPES) e professor do Instituto de Humanidades e Letras da Unilab;
  • Prof. Dr. Bas’Lelle Malomalo, professor do Instituto de Humanidades e Letras da Unilab;
  • Profª Drª Violeta Maria de Siqueira, Coordenadora do Núcleo de Políticas de Gênero e Sexualidades da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (PROPAE) e professora do Instituto de Humanidades e Letras da Unilab.

Oficinas Palestras

Oficina de Rádio (15 vagas)

Facilitador: Katia Patrocinio

Oficina Rap (15 vagas)

Facilitadores: Anderson da Silva
(Conj. Palmeiras) e
Rubens Pro-Guetto (Siqueira)

19h às 20h40

Palestra de abertura

Tema: Violências contra a juventude pobre e negra
e o acesso à universidade
Mediador:
Prof. Dr. Paulo Germano (FA7)
Prof. Edson Borges  (UNILAB)
Deputado Renato Roseno de Oliveira

Fanzine (20 vagas)

Facilitador: Diego Henrique

Tema: A juventude pobre e negra sob o olhar da
grande mídia

Mediador: Profa. Dra. Ana Vládia Holanda Cruz
(FANOR)

Margarida Marques (Movimento Social)
Vereador João Alfredo Telles
Alexandre Iorio (FA7)

19h às 20h40

Tema: A exploração sexual da juventude
pobre e negra

Formação da mesa

Mediador: Ana Márcia Diógenes (FA7)

Profa. Dra. Leolina Cunha (FA7)
Prof. Dr. Bas’ Lelle Malomalo (Unilab)

Tipografia (25 vagas)

Facilitador: Prof.º Humberto

9h às 20h40

Palestra de encerramento

Tema: Vidas periféricas – a mulher negra nos
arrabaldes

Formação da mesa

Mediador: Prof. Dr. Tiago Seixas Themudo (FA7)

Palestrantes:
Plauto de Lima (Guarda Municipal)
Mônica Barroso (defensora pública)
Profa. Dra. Violeta Maria de Siqueira Holanda
(Unilab)

Mais informações e inscrições no Site da Faculdade 7 de Setembro.